A Transcor e o meio ambiente

A busca de um desenvolvimento sustentável, que tenha como objetivo central a qualidade de vida, sem no entanto deixar de utilizar tecnologias modernas, é um desafio para as empresas , nações e seres humanos .


Países em desenvolvimento, como o Brasil, que precisam produzir para aumentar e garantir o crescimento econômico, reduzir a pobreza e manter seu ambiente da melhor forma possível é mais do que um compromisso e sim uma obrigação coletiva.


Para o desenvolvimento desse novo paradigma há necessidade de que a educação e a cidadania sejam os principais caminhos a serem seguidos pela sociedade. Refletir e agir holisticamente passam a ser pontos cruciais para a nossa espécie. As ferramentas e estratégias de educação ambiental passam a ter extrema importância para o resgate deste vínculo.


Além de ações conjuntas com as comunidades em que temos localizadas junto às nossas plantas, em cada uma delas temos a consciência e responsabilidade de viver bem com a comunidade e com nossos colaboradores. 

 

Na planta do Município de Diadema – SP

Somos participante do Programa Vida Limpa desse Município , sendo que o nosso Resíduo reciclado é doado para o Programa Resíduo Industrial -CADRI aprovados pela Cetesb como sendo uma empresa com efluentes industriais aquosos, contando com um tratamento local de 120m³/mês de atendendo conforme Artigo 19.A e sob o com acompanhamento periódico da Cetesb.

 

Na planta de Santa Cruz – RJ

Os resíduos sólidos são segregados de acordo com suas características e encaminhados para seu destino final, que pode ser aterro sanitário, co-processamento, em fornos de cimento ou incineração.


Materiais particulados são captados em filtros, que permitem a liberação de ar totalmente livre de poeira. Existe um monitoramento constante nos pontos de emissão de gases para garantir a manutenção das emissões rigorosamente em acordo com os padrões exigidos pela legislação. Efluentes líquidos são captados em todos os pontos de geração e encaminhados para tanques de estocagem para posterior envio para empresa especializada em tratamento de efluentes. A água reaproveitada do processo é encaminhada para o abastecimento das descargas de vasos sanitários.


A conscientização, treinamento e responsabilidade perante à comunidade e aos colaboradores é uma atividade constante praticados por toda a comunidade que forma a Transcor .